domingo, 6 de setembro de 2020

Dia do Estudante 2020



 Querido estudante, 

Aceno para você, neste momento, por ser hoje o seu dia e por acreditar que você é razão e alvo de uma construção social a que se denomina educação! Não aquela educação agenciada em discursos e cuja semântica não ultrapassa a linha da simples escolarização. Falo da educação coadjuvante do processo de formação e despertamento da identidade. Por isso, quero evocar duas adolescentes que, para mim, são modelos de estudantes revolucionárias: ANNE FRANK e MALALA YOUSAFZAI. Assim como você, que foi impedido de ir à escola — mas, não de estudar — por conta de uma batalha no âmbito da saúde pública, a da covid-19, ambas enfrentaram guerras. Isto sem contar com as lutas íntimas que todo adolescente trava!

Anne viveu a 2ª Guerra Mundial, Malala comprou uma ao confrontar o fundamentalismo do Talibã em seu país. Em um esconderijo, Anne mantinha uma disciplinada rotina de estudos, mesmo temendo a iminente prisão e morte pela perseguição Nazista. O seu diário tornou-se um legado à humanidade! Malala, por sua vez, infringiu uma das normas impostas pelo talibã: meninas não devem frequentar escola. Isto quase lhe custou a vida. Isto foi também o ponto de partida para uma história que mereceu o Nobel da paz em 2014. Duas adolescentes; duas guerras; uma escolha: a educação como direito imediato.
Cumpre lembrar, meu caro estudante, que a pandemia atual evidencia uma guerra multidimensional, entretanto você dispõe de armas de potencial gigantesco, um sem-número de possibilidades: os livros, as videoaulas, os filmes, as séries, os documentários — um menu infinito de informações para você selecionar, criteriosamente,
para a construção do seu maior patrimônio: o seu conhecimento! Sirva-se!
Ao finalizar, quero receitar-lhe uma dose de versos de Quintana:
“A vida é nova... 
A vida é nova e anda nua 
- vestida apenas com o teu desejo!”
Feliz vida de estudante!
Um afago na sua alma!
See you soon!❤️

Teacher Rosana Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Dia do Semeador de sonhos!